Região Sudeste
Cateretê
O cateretê é uma dança rural brasileira conhecida desde eras remotas. Se o nome é tupi a dança apresenta características africanas. Dança-se em duas filas, uma de homens e outra de mulheres, que evolucionam uns diante dos outros ao som de palmas e bate-pés, sendo o acompanhamento constituído por duas violas. Os violeiros cantam no intervalo da dança e dirigem as evoluções do bailado.
Congadas (Moçambique, Ternos, Catopês,)
Congo
Folia de Reis
O canto começa depois das 22 horas. Só termina ás quatro ou cinco horas da manha. O grupo pode sair todas as noites, do Natal até a noite de Reis. Mas se por algum motivo os foliões não puderem sair, as festas serão feitas todos os sábados à noite e nas vésperas de dias santos. Mas só até 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias.
Folias do Divino
Pastorinhas
Os instrumentos mais usados nos bailes pastoris são o ganzá, a sanfona, o violão e o pandeiro. Os grupos são compostos de mulheres e às vezes de homens. Formam dois ranchos ou cordões que recebem o nome conforme a cor das vestimentas.
Carneiro
Não conseguimos identificar sua origem. É representada durante o ciclo natalino. Foi pesquisada nas cidades de Montes Claros e Pirapora, em Minas Gerais. O nome Carneiro é talvez dado pela característica da dança, imitando as amarradas do carneiro. É dançada na maioria das vezes depois das canções da Folia de Reis.
Ciganinhas
Personagem do pastoril presente nos autos natalinos.
Eis aqui a Ciganinha, ciganinha do Egito, vem pedir a mão divina para ler a boa dirá. Se não chego tão depressa, nada podia alcançar, que do Egito a Belém há léguas a caminhar.
Eu vi pastoras com Flautas, pastoras com seus tambores que vinham para adorar Jesus, Rei dos Senhores. Eu também, como Cigana , vou gozar dessa alegria, por ter nascido o Messias, filho da Virgem Maria.
Boi-Lé
Dança originária da Zona da Mata, comemorativa da abolição da escravatura. A pesquisa foi realizada em Cataguases – MG. Grupos de mulheres caracterizadas com capacetes floridos e manguaras nas mãos que utilizam deste instrumento de trabalho para diversão e alegria. O nome da dança é caracterizado pela presença do boi símbolo da pecuária da região. Entre os personagens encontramos o vaqueiro e a Princesa levando flores representando a princesa Isabel libertadora dos escravos.
Caiapós
O caiapó é uma dança dramática de origem indígena, presente em São Paulo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao ritmo de instrumentos de percussão, homens com indumentária indígena evoluem guiados pelo cacique e um curumim. No tema do bailado, é retratado o assassinato do curumim por um homem branco. O indiozinho é ressuscitado e sua volta à vida é festejada por todos.
Folia de São Sebastião
Vilão de Facas